Aldebaran, ou Alpha Tauri na designação de Bayer, é a estrela mais brilhante da constelação de Taurus (Touro) e a 14ª mais brilhante do céu noturno. Seu nome vem do árabe, al Dabarān, que significa “o seguidor”.
É uma estrela gigante vermelha de classificação K5III e é uma estrela variável, ou seja, sua luminosidade varia com o tempo. Seu tamanho é de 45 raios solares e se localiza a 65 anos-luz de distância da Terra.
Há milhões de anos, Aldebaran era uma estrela da sequência principal, como nosso Sol. Seu processo de envelhecimento fez com que elementos pesados se acumulassem em seu núcleo e ela se expandisse. Com uma maior área de superfície, a atmosfera fica mais fria e adquire uma cor avermelhada. Medições de Aldebaran mostram uma temperatura de superfície de aproximadamente 3.910 Kelvin — comparado com a temperatura de 5.770 Kelvin do nosso Sol.
Estima-se que Aldebaran abrigue um planeta com 6 vezes a massa de Júpiter, chamado Aldebaran B, completando uma órbita a cada 629 dias terrestres.
Como localizar
Aldebaran é extremamente fácil de se localizar por ser a estrela mais brilhante de sua região. A partir das “Três Marias”, as estrelas do cinturão de Órion, trace uma linha reta ligando-as. Para um lado, encontramos Sirius, de cor branca. Seguindo do lado oposto à Sirius, a primeira estrela brilhante encontrada, de cor avermelhada, é Aldebaran.