[Editorial] Uma nota sobre o Google AdSense e os anúncios pagos

Alguns anúncios aqui no blog Espaço-Tempo saíram de controle, e estou tomando algumas medidas. Veja aqui o que muda!
6 de dezembro de 2024

Olá, pessoal. Esse é o primeiro editorial que escrevo por aqui, mas é para dar uma satisfação a vocês a respeito dos anúncios pagos que são mostrados aqui, via Google AdSense.

TL;DR: estou reduzindo a quantidade de anúncios!

Há dois anos, instalei o Google AdSense para exibir alguns anúncios no Google aqui no blog. O objetivo não é fazer renda com o site, mas qualquer centavo é bem-vindo para cobrir os custos com o servidor. Além disso, os sites com anúncios têm privilégios na busca do Google por motivos bem capitalistas:

  1. O Google ganha dinheiro com anúncios;
  2. Os sites com anúncios aparecem no topo da lista de busca, logo, são mais visitados;
  3. Com mais tráfego no site, mais pessoas clicam nos anúncios;
  4. Google ganha mais dinheiro.

Convenhamos, Física e Astronomia não são os assuntos mais populares na Internet. E aqui no Espaço-Tempo, todos os posts são 100% autorais, escritos por mim, sem IA, sem ChatGPT, e é lógico que quero receber tráfego. É um trabalho que me dedico bastante desde 2021 e quero que as pessoas aprendam mais sobre Física, Astronomia, Astrofísica, Cosmologia e todos os assuntos ditos como difíceis e chatos.

Além de outros sites, os posts deste blog já foram citados em materiais didáticos da Secretaria da Educação de São Paulo, em artigos publicados em revistas científicas, em inúmeros TCCs de alunos de universidades, entre outros. Essa é uma amostra da contribuição que o Espaço-Tempo tem para a Física, para a Ciência, para a Educação.

Instalei o Google AdSense para mostrar alguns anúncios posicionados manualmente por mim, para evitar estragar o template. Mas deixei um ajuste ligado: “Experimentos”. Essa configuração, quando ligada, faz o Google tomar liberdade de exibir anúncios onde ele quiser, no lugar que quiser, para otimizar as receitas. Isso causa efeitos indesejados:

Olha que horror!

O Google AdSense estragou todo o layout do blog, que customizei com tanto primor. Até o logotipo do site sumiu! Por esse motivo, desativei os anúncios automáticos, desativei os experimentos, e os anúncios serão posicionados por mim, manualmente, para não atrapalhar a experiência de navegação e leitura de vocês. As alterações levam um tempo para entrar em vigor.

Manterei os banners no final de cada post, pois não incomodam a leitura. Manterei os anúncios âncoras (aqueles que têm a setinha para baixo e é possível escondê-los). Como falei, PRECISO ter alguns anúncios se ainda quiser que a busca do Google mande pessoas para cá.

Peço perdão pela demora em tomar alguma ação. Uso o uBlock Origin (um adblock) justamente para evitar esse tipo de chateação com sites de terceiros, e eu tinha esse tipo de chateação em meu próprio site. Esse site não tem fins lucrativos, meu objetivo aqui é apenas divulgar a ciência.

Um abraço a todos!

Quer citar este post?

HOSTI, B. P. [Editorial] Uma nota sobre o Google AdSense e os anúncios pagos. Espaço-Tempo, 2024. Disponível em: https://www.espacotempo.com.br/editorial-uma-nota-sobre-o-google-adsense-e-os-anuncios-pagos. Acesso em: 26 dez. 2024.

Brunno Pleffken Hosti

Professor. Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Extensão em Astrofísica pelo IAG/USP e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador nas áreas de astrofísica observacional e espectroscopia.

Publicação anterior

Qual a diferença entre astronomia, astrofísica e cosmologia?

Próxima publicação

Por que algumas estrelas e galáxias têm letras e números em seu nome?